Existem alguns filmes que balançam a gente e faz a gente ficar pensando neles um tempão. Isso aconteceu comigo quando eu assisti "Monster" com a Charlize Theron, quando eu assisti "Em busca da felicidade" com Will Smith, "Coração Louco" com Jeff Bridges, "Diamante de Sangue" com aquele menino que se parece comigo o Leonardo Dicaprio e mais alguns bons filmes que de vez em quando a gente assiste e mexe mesmo com a gente... Ontem eu tive o prazer de assistir a um filme italiano de 1948 que se chama "Ladrões de bicicleta", esse filme particularmente tem que ser assistido com um pouquinho de conhecimento do que estava se passando na Italia da época do filme. A Itália estava arrasada logo após a segunda guerra mundial onde ela que era aliada da Alemanha e Japão como você deve saber, acabou perdendo a guerra e se vendo e gravissimas dificuldades, onde o desemprego, a fome, a desilusão e a desesperança reinavam no povo italiano. O filme conta a estória de um pai de familia que estava a dois anos desempregado fazendo parte de uma fila enorme de pretendentes a qualquer emprego que aparecesse até que um emprego de colador de cartazes aparece e ele aceita, só que para esse serviço seria necessário e obrigatório que ele tivesse uma bicicleta. Acontece que no seu primeiro dia de serviço a sua bicicleta é roubada... Ele e seu filho Bruno um menino de 7 anos então começam a perambular pelas ruas feito baratas tontas e desesperadas atrás dessa bicicleta... Nessa perambulação eles encontram diversos personagens que subsistem nessa sociedade falida e morta de fome.
O final do filme é um caso à parte... O pai Antonio Ricci, até então um homem honesto e trabalhador se vê numa situação onde seus ideais e sua moral chegam ao estado extremo... Ele se vê forçado a tomar uma atitude movido por raiva e desespero e é isso que mexeu comigo... Não vou falar mais senão estrago o filme que vou indicar para vocês assistirem... Ele está baratinho em todas as banquinhas de promoção das "Lojas americanas", (isso não é propaganda, é só uma dica), e acho que se vocês meus amigos assistirem e entenderem o contexto e a situação humana desse filme certamente vocês vão entender muitas barbaridades que andam acontecendo nesse nosso mundo ultimamente...
Esse é um tipo de filme que faz a gente mudar alguns conceitos de vida e pensar mais em pessoas e sentimentos do que em simplesmente viver pra si mesmo...
Olá Leonardo.. ops.. André.. é que me confundi..rs
ResponderExcluirPrimeiro.. fiquei com vontade de assistir este filme. Mas pelo que me conheço terei que assisti-lo com uma caixa de lenço na mão. Sinto que cairá um cisco em meu olho.
Segundo.. Eu te leio e deslizo na leitura.
Pq mesmo em assuntos simples..vc decorre lindamente a sua escrita.
Humor na dose certa. E ainda por cima vc se parece com o Leonardo.
Tudo perfeito.
Vou te dar uma dica..acho que se vc não assistiu vc deve assistir: As cinco pessoas que vc encontra no céu.
Uma sinopse:
Eddie era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo....E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não .
Aliás.. tenho certeza que vc vai gostar, caso não tenha assitido.
A gente se conhece a pouco tempo..mas parece que ja te conheço a um tempão!!
Bj
Ma
Esse é um ÓTIMO filme... e emocionante mesmo! O bonito dele é justamente essa perseverança que o pai tem para nunca desistir, e dói em vermos ele e o filho passarem fome, e todas as outras coisas. Lembra um pouco "Em Busca da Felicidade", com o Will Smith, mas ainda acho "Ladrões de Bicicleta" bem melhor!
ResponderExcluirSe gostou desse, André, assista quando der "A Grande Testemunha". Acho que vc vai gostar até mais!!!
Abrs,
Não assisti esse filme, mas me interessei pela tua descrição. Vou procurar por aqui!
ResponderExcluirHá filmes que marcam mesmo, que mexem com coisas guardadas dentro de nós, abrindo nosso pensamento e nos fazendo ir além; por isso tornam-se inesquecíveis e essenciais. Adorei "Em Busca da Felicidade" também!
Até, André!
Poxa Andrée, muito legal o post, mas antes de tudo queria pedir desculpas pela ausência, estou viajando, vim à Bahia matar as saudades de minha mãe, aqui não tenho internet, ai não tenho entrado mesmo...
ResponderExcluirbem...
Esse filme deve ser mesmo muito bom, nunca tinha ouvido falar, mas que bom que deu a dica, me interessei bastante, uma história bem curiosaa, e você conseguiu me deixar mais curioso aindaa pra saber o que acontece..
Bem, vou procurar assistir o mais rápido possivel
Um abraçãoo
Obg pela presença la no Blog, vlw mesmo
Sempre que der estarei por aqui
Sabe que gosto por demais dos seus textos, mas o tempo pra mim tá meio curtoo..mas dou um jeitinho e apareço logoo
abraçãoo
Ainda não assisti este filme, mas vou procurar, pois deve passar uma bela mensagem pelo que vc comentou. Ah! Ia esquecendo...vc é a cara do Leonardo Di Caprio! Grande abraço amigo!
ResponderExcluirOi Dedé, tudo bem?
ResponderExcluirLadrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette) é o filme! Por ser um clássico integrante do Neo-Realismo, movimento originário na Itália no meio dos anos 40 que contava histórias de conseqüências da guerra, ou das resistências durante a mesma. Cuja expressão máxima, na minha opinião é: Roma, Cidade Aberta.
Muito bom!
Dedé, quanto ao banner, conforme te prometi uma resposta... rapazzzz, a gente tentou de tudo, colocamos, recolocamos e o que acontece, que é como vem acontecendo comigo, que tenho Google Chrome, é que quando se clica no banner, aparece uma mensagem com teu link, clico de novo e abre aqui teu blog. Se tu tiveres alguma ideia de ajeitarmos, me responde, ou para minha mana lá no Face, afinal... sou uma "dinossaura" da época da pedra lascada rsrsrs
Abraçãooo
André,já assisti esse filme e adoro filmes antigos tb!Ontem mesmo assisti My Fair Lady pela bilionesima vez!Gostei da dica!Bjs,
ResponderExcluirVim por indicação do blog da Ma Ferreira e me deparo com essa pérola do cinema. Dica quente. Um dos mais belos filmes que já assisti. A cena em que o pai bate no rosto do filho é de uma carga dramática interpretativa incomparável. Um filme que traduz o desespero e contradições diante da incerteza das coisas do mundo, e dos homens. Adorei sua resenha, com certeza um filme atual, parabéns!
ResponderExcluirA Ma Ferreira(minha filha)foi quem me mandou eu vim aqui...gostei e já me aportei.Agora convido-o a visitar minha casa,se gostar deixa teu rastro para saber que passastes por lá...
ResponderExcluirParabéns querido!
Olá André,
ResponderExcluirVi uma crônica sua no blog da MA FERREIRA e amei, por isto estou aqui.
Ainda não vi o filme "Ladrões de Bicicletas", mas, pela sinopse, já me interessei.
Excelente escolha do vídeo.
Estou seguindo aqui.
Abração.
Bom seu texto...vou assistir.
ResponderExcluiré admirável o filme, caro andré, como quase toda a cinemateca neo-realista. mesmo em portugal, tens um conjunto de óptimos filmes (sobretudo do decano com 100 anos, o realizador manoel de oliveira). talvez já os tenhas visto, mas há dois outros filmes italianos que, ainda que bem mais recentes e adoptando um registo sobretudo nostálgico e decepcionado, valem bem a pena: cinema paraíso e mediterrâneo.
ResponderExcluirum abraço!
Eu não assisti e fiquei muito curiosa.Ando meio preguiçosa para livros e filmes,mas vou pegar,mais,essa dica tua que é das BOAS!
ResponderExcluirBoa semana Andre e cuida bem da mulher e do baby
Bjka
Cara, já que tu fez o jabá, fazia completo, dizia o preço, kkk. Mas o roteiro é muito interessante, e gosto de filmes de época assim, uma história bem interessane, ótima dica, vou correr atrás e comprar esse filme.
ResponderExcluirValeu Di Caprio.
André de Caprio!
ResponderExcluirLembro que ontem vc comentou comigo sobre esse filme...eu quero assistir assim que me for possível. Se não me engano esse filme consta na lista dos 1001 filmes para ver antes de morrer...
eu já comprei muitos filmes nas lojas Americanas..mas creio que se o pessoal quiser procurar acha para baixar =) Ixi olha eu aí falando de pirataria kkk
bjs
http://www.empadinhafrita.blogspot.com
Menino!
ResponderExcluirVoltei para te levar para o outro meu blog que é mais interessante prá vc...por ser de literatura e fotografias...o que vc entrou cae melhor para sua mulher,que entende mais de moda,rsrsrsrsrs...
Bjs para aquecer teu blog!
Essa é uma dica muito boa e fizeste uma ótima descrição.Dá vontade mesmo.Vale a pena! abração, lindo dia,chica
ResponderExcluirAndre, Ainda não assisti este filme, mas vou procurar.
ResponderExcluirÉ que esses dias andei assistindo "Filadélfia" de novo, e assisti tbm " Uma prova de amor " super recomendo.
Eu chorei tanto mas tanto com o filme "Uma prova de amor" que no momento estou sem lágrimas! rs
Adorei a dica e obrigada pelo apoio de sempre viu!
Abraços e tenha uma Ótima Semana =*
Q bom q vc tomou o cuidado de não por os spoilers.
ResponderExcluirMesmo eu não tendo problema em ver o filme já sabendo o final muita gente fica doida com isso
Adoro clássicos vou ver se acho na internet
Abç André ;D
Fiquei morrendo de vontade de assitir o filme.
ResponderExcluirMe lembro da situação da Itália (quando estudava), coitada. Até hoje sofre. É uma pena mesmo!
As televisões deveriam recuperar esses filmes maravilhosos. Hoje não se passa quase nenhum filme bom, todos são alienações de massa.
Ás vezes imagino: O blog é uma ótima fuga. E é!
Passa lá no meu blog:
escarceu-pre-datado.blogspot.com
Cinema é arte e este filme pertence ao movimento do Neo-Realismo, movimento originário na Itália no meio dos anos 40 que contava histórias de consequências da guerra, ou então resistências durante a mesma. Quem dirige Ladrões de Bicicleta é Vittorio de Sica, era o homem das emoções, o que ia direto aos corações italianos.
ResponderExcluirAtualmente na Itália, não sei se isto importa, mas as bicicletas são deixadas na rua sem cadeado. É um meio de transporte muito utilizado e ninguém rouba. Foi o que chamou minha atenção nos três meses em que estive por lá.
Abraço
Esses filmes geralmente nos arrancam mares de lágrimas!
ResponderExcluirÉ por isso que eu os assisto tanto...
Grato pela recomendação!
Abraços renovados!