terça-feira, 4 de outubro de 2011

Malvado é o marketing

Tem um comercial novo circulando aí pelas tvs, se não me engano é da VIVO, que mostra um cara que tem várias namoradas em vários estados brasileiros, ele fala com cada uma muito mais barato usando essa operadora de celular, ele trai todas pelo telefone e diz que ama a todas enquanto tudo é emoldurado com uma musiquinha feliz e um ótimo bom humor que chega a convencer os mais bobinhos e sem lastro familiar que aquilo alí é legal! Que essa operadora é de gente legal e bem resolvida, afinal a imagem que ela passa é de alguém que não ama ninguém a não ser ele mesmo, e se amar está na moda!
Outro comercial mostra um placar onde mostra o bar e o lar, o bar é cheio de meninas bonitas, felizes e muitos amigos e cerveja à vontade enquanto o que deveria ser um lar é um lugar chato, com uma mulher feia, com um marido de cara feia detestando estar alí. O placar mostra as diferenças dos dois lugares e vai marcando pontos para o bar que ganha de goleada do "lar".
E nós cabeçudos vamos comprando essas idéias, o marketing vai vendendo que tomar cerveja com as outras lá no bar é mais legal do que estar com sua familia, o marketing vai mostrando que encher a cara de cerveja é mais legal do que dar do bom e do melhor para seus filhos dentro da sua casa, pois tá cheio de gente que não reclama do preço da cerveja e nem do cigarro que consome descontroladamente mas reclama do preço do leite das crianças, ou reclama se a mulher quer ir a um cabeleireiro melhor pra ficar mais bonita, se a mulher quizer entrar na acadêmia então ele já acha que ela não tem o direito de se cuidar, porque nas idéias pré concebidas e enfiadas dentro da cabeça dele o lugar de mulher é dentro de casa lavando roupa.
E as mulheres agora com essa onda de direitos iguais, acabam comprando essas idéias furadas e resolvendo imitar esses homens idiotas e vazios de alma e coração! Elas acabam indo pelo caminho errado e ficando adeptas daquela lei estúpida  da antiguidade que dizia: Olho por olho, dente por dente!
Enquanto isso nossa sociedade está cada vez mais impessoal, imoral, sem caráter, sem honestidade, sem amizade, sem felicidade e com famílias cada vez mais desestruturadas... E eu te pergunto então, quem ganha com isso?
O dono do bar, da marca da cerveja, da marca do celular, do cigarro, da roupa de marca, o autor da novela, as empresas de marketing, o Ratinho fazendo DNA todo dia enquanto as pessoas ficam lá se passando de tontos e servindo de palhaços... Quem ganha com isso?
Quem ganha está por aí, eu sei e você também sabe responder, mas e quem perde? Será que a gente sabe ou tem coragem de responder? Será que a gente não está embarcando nessa onda podre? Será que a gente não está contribuindo para esse festival de atitudes erradas?
É meu amigo, vou terminar essa crônica do jeito que já acabei muitas aqui, mas vê se dessa vez você se liga esse toque: 
Pense nisso!


 

18 comentários:

  1. André o/

    Sorry ter perdido alguns posts seus..gosto tanto dos seus papos...
    Mas vc flaou tudo sobre esse marketing sacana e errado que permitem que se façam. O brasileiro jás está desmoralizado e isso ajuda mais ainda! É como se o governo quisesse que o povo fosse burro e maleável..hei, mas o governo quer isso mesmo! Bizarro como o governo perite que fique passando a propaganda de que vc deve dar chance de emprego para criminoso mas não coloca a propaganda incentivando a doação de orgãos...
    Opa opa opa!!!!!! Uma proposta de emprego futuro desse porte é uma maravilha *_* Já pensou eu fazendo artigos sobre filmes e séries para serem publicados em uma revista de alcance nacional? ahshashash Cara, vmaos fazer sociedade! Vc entra com a revista e o edital, eu entro com os artigos de filmes e séries, o Chengão e o PC sobre coisas da vida, a Cissa com as crônicas e por aí vai!

    Ah mas esse desenho dos X-Men que falei já estreou sim não é tão dificil achar1 Lembro que obtive informações na net, baixei na época que tava passando na tv paga...
    Bom os X-Men sofrem os problemas de qualquer comics americanos..a obra nunca tem fim e existe fases que a trama está péssima, tem vezes que a trama está boa e há momentos em que está excelente... Sim, as de John Bryne, Cris Claremont e Stan Lee na ativa fizeram os arcos memoráveis dos X-Men que vira e mexe são reutilizados.
    bjs!!!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dedé!
    Tudo bem com vocês três?

    Pois é, amigo. Sou formada em Publicidade e Propaganda, mas faço na prática, designer gráfico - desenho publicitário. Aprendemos durante 4 anos na faculdade, estratégias/táticas de como facilitar para uma aquisição/venda e aceitação de um produto ou ideia.
    Tenho a te dizer que nem sempre a propaganda cria as ideias, modismos e conceitos na sociedade, minha experiência diz que geralmente é o contrário. Pegamos o que tem na sociedade e transpomos à propaganda.
    Tem muita coisa anti-ética por aí, e o que tu citaste é perfeito! Tem a propaganda da Gisele Bunchen que foi proibida, Graças! Não sei como ela se prestou a tal.

    Mas numa sociedade que está se auto-degenerando, o publicitário que é contrato para estimular uma venda, vai pegar coisas dessa própria sociedade e colocá-las na propaganda. O sujeito (futuro comprador), vai se ver nela e vai adquirir o produto, parece simples e é.
    A sociedade está um m... e a publicidade é um reflexo disso.

    Mas tem o lado bom, inúmeras propagandas que vendem conceito, estimulam a boas ações: doação de sangue.... etc... isso também é marketing, mas de venda de conceito/ideia.

    Ótima pauta, Dedé! Perfeito!
    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  3. Fico com seu Post, aplaudindo sem ter visto o que você tão bem relata, pois não vejo TV, não tenho NET, nem nenhuma outra. Tirei esse instrumento de fazer "gangster" da minha vida há muito tempo, assim como jornal e revistas. E, sabe que foi uma economia legal? Contando tudo chegava a quase seiscentos reais, pois só a Net, no último mês paguei trezentos e cinquenta. Agora notícias eu vejo no PC o que eu quero e leio todas as manchetes; portanto, não perco nada, pelo contrário fico sabendo na hora que acontece.

    ResponderExcluir
  4. Sim meu amigo André, assino em baixo deste texto ma-ra-vi-lho-so!
    O marketing é uma enganação, para tolos idiotas, ainda bem que pessoas como nós, sabemos na hora, só de olhar. Eu assisto tv, mas os comerciais não me convencem, enquanto eles vão com o fubá, estou voltando com a polenta pronta! Bravos! Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. muito interessante isso que você escreveu
    a mídia quer passar e tem passado com muita significância a amostra do que é felicidade, e o pior que muitas pessoas, aliás, quase todo mundo acaba absorvendo essa "onda podre" como você bem colocou, e quem acaba perdendo somos nós mesmos, os nossos filhos, entes queridos, que precisam verdadeiramente de nós.
    admiro muito a sua forma de pensar e imagino que vc seja um super pa de família, que bom que existem pessoas como você nesse mundo.


    \tô aki retribuindo comentário, mto obrigada, pessoas como vc são a essência para a existência do meu blog


    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    visita o meu blog? me dá esse prazer ;)

    ResponderExcluir
  6. É incrível mesmo isso! E tu, com teu olhar bem apurado, sabes perceber tudo e te expressar muito bem. Concordo! abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Poxa André, desculpa a ausência, ultimamente tenho andado muito preocupado com s vestibulares que estão chegando, muita coisa pra revisar, e tenho abandonado aos meus blogs mesmo.
    Mas enfim, vim aqui conferir mais um feito seu. E pra variar, me encantou muito, muito bom mesmo.
    O marketing é uma prova do egoísmo, como tão e sempre venerado primogênito do grande capitalismo.
    Lamentável é o fato de a sociedade ser o que ditam nas propagandas. Para que? Seguir tendências?
    As tendências, em um tempo bom, ao qual eu não vivi, eram os desejos de vencer e melhorar a si mesmo, se valorizar. Hoje em dia, o mundo caminha num retrocesso aparentemente infindável. Infelizmente, poucos são os que entendem e banalizam essa aparência, mas enquanto houver alguém como você meu caro André, para falar em nome de todos nós que tem coragem de falar a verdade e sobre aquilo que a sociedade julga "incontrariável", eu estarei um pouco mais esperançoso que a sociedade ainda ponha-se no seu verdadeiro lugar, e valorize-se.

    Abraço André.

    ResponderExcluir
  8. ELES QUEREM TE VENDER.ELES QUEREM TE COMPRAR.QUEREM TE VEDAR OS OLHOS ELES QUEREM TE CEGAR.QUEM SÃO ELES ?QUEM ELES PENSAM QUE SÃO.

    A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO E NO NOSSO PEITO BATE UM ALVO MUITO FÁCIL.

    MUITO BOM ESTE TEXTO , A PROPAGANDA EXPLORA O NOSSO LADO FRÁGIL ,NOSSAS DESARMONIAS NO LAR , NOSSAS NECESSIDADES DE FUGA E FAZ COM QUE QUEIRAMOS CONSUMIR AINDA MAIS .

    ResponderExcluir
  9. André, minha fontede inspiração sai daqui agora kkkkkkkkkkkkkk...
    Assino em baixo de tudo. Deus abencoe o canal pago porque assim riquei da minha vida a globo e cia ltda!!!!!
    animal planet é melhor... nao vejo mais lixo!

    Quanto ao link do filme ,baixo tudo por torrent por isso nao deixo lá, mas se quiser te mando depois é só pedir.

    Bjao!

    ResponderExcluir
  10. Entendo sua preocupação e muitas vezes também fico aborrecido com muitas propagandas, novelas e até com os jornais, no entanto temos que acreditar que a sociedade não seja tão acéfala, e que saiba discernir (como diria Odorico Paraguaçu) ‘ficcionice’ da realidade. “gostou dessa rsrs”.
    É triste, mas somos massa de manobra, cabe a cada um se deixar levar ou não pelas armadilhas dos meios de comunicação.
    Se cada um tivesse um espelho ao lado da televisão para se olhar e se comparar com os atores das novelas, das propagandas e até dos telejornais e percebessem cada um sua realidade, penso que mais de oitenta por cento pensaria duas vezes antes de torcer pelo mocinho ou acreditar nas manobras midiáticas.
    Por isso muitas vezes uma grande parte do políticos repetem mil vezes uma mentira para que ela acabe se tornando realidade.
    O último mantra do poder é repetir a palavra “feliz e felicidade” se você tiver a pachorra de ouvir os discursos nos parlamentos verás que tenho razão kkkk se não tiveres vacinado quando terminar o discurso você estará com um sorriso de orelha a orelha.
    Em certo ponto concordo com a Cecília Romeu, muita coisa é transposto da própria sociedade para a propaganda e fica mais fácil ainda convencer por um produto ou uma idéia.
    Falei demais novamente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. A propaganda é a alma do negocio,realmente.De maneira desforme,mas é.O negocio é filtrar né Andre?Complicado pra quem não tem uma visão como a tua,mas quem sabe as pessoas lendo textos como esse vão se informando cada vez mais e deixando de lado a mídia fazendo suas próprias escolhas,entre elas,as corretas,que pelos menos eu e vc e uma boa parte do povo achamos,que é a família,o amor,e as coisas boas na dose perfeita pra nossa felicidade.
    Bjka

    ResponderExcluir
  12. Pois é, André! Tudo bem que nós mulheres lutemos por direitos iguais nesse mundo de desiguais, mas cometer burrices iguais é outra coisa, né?!

    A propaganda muitas vezes acaba perdendo o rumo da coerência ou dos ditos 'bons costumes' e envereda por uma mar lamacento com o intuito da venda, do lucro. Vergonhosa apelação! Pior disso tudo é que o povo cai feito pato com dor de barriga e engole a seco essas modernidades desclassificadas que são impostas. Engole só, não: repete esse tipo de comportamento e transforma em modismo. Que merda, hein?!...

    Muito boa tua análise e tua veia perceptiva. Quem dera todos pensassem assim... Até, André!

    ResponderExcluir
  13. André, sorte tua que capta essas mensagens maluquetes. Queria ver as cabecinhas da onde vem essas propragandas, devem ser bem estranhas.
    aff!

    bjokitas mil amigo.

    ResponderExcluir
  14. JÁ DIZIA AQUELE VELHO DITADO, AMIGO ANDRÉ: "A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO..." (eu complementaria dizendo que nesse caso muito bem comentado por vc, é também a ALMA e a DIGNIDADE do negócio!!!)

    Pois muitas vezes, uma propaganda lamentavelmente não se importa em veicular da forma mais amoral e sem escrúpulos, visando apenas o lucro e o interesse do espectador mais consumista.

    Estranho o ponto que a Publicidade chegou, não? O melhor mesmo nesse caso, é DESLIGAR a tv.

    Abração!!! (postei hj um Fido!)

    ResponderExcluir
  15. Oi André!!
    Quando leio a sua escrita da impressãoq ue vc esta conversando comigo. Lado a lado.
    De tão bem que vc escreve!

    Olha..concordo com vc.
    Não só a plublicidade, mas o nosso jornalismo ( com raras exceções ).

    Temos que ter muito dicernimento para não cair nestas armadilhas.
    Tipo..separar o joio do trigo..sempre.

    Eu quase nem assito mais TV. Alias..nessa hora to pintando.

    Só noticia rui e repetitiva!!

    Bj

    ResponderExcluir
  16. Nossa, você está fazendo exatamente o que tento pregar em meu blog e conversas pessoais! Temos que desafogar o povo dessa onda maldita de mentira e comportamentos ditados pela porcaria da televisão!
    Arrasou no post!




    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. É mesmo uma realidade muito triste e degradante!
    A linguagem apelativa afundam as pessoas nesse "mundinho" escravizado pela publicidade.

    Triste...

    ResponderExcluir
  18. Adorei este ponto de vista diferenciado, André!

    Abraços meu amigo e tenha um Ótimo final de semana!

    PS: Linkei no Humor esse artigo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!