domingo, 7 de agosto de 2011

Mataram o Homem- Aranha

Quando eu era criança eu tinha alguns heróis, não heróis vivos de carne o osso como esses que as pessoas falam quando são entrevistados tipo: "- Meu herói sempre foi e sempre será meu pai!" ou " - Minha heroina é minha mãe, trabalhadora e guerreira...", tudo bem eu sei que o pai e a mãe são as pessoas mais importantes do mundo junto com o cônjuge e os filhos, só que eu estou falando de heróis! Heróis de criança, heróis do imaginário! Eu já falei de alguns heróis da minha época de criança mas sem dúvida o maior herói de todos os meus heróis era um cidadão que tinha seus superpoderes mas que era quase normal, sempre apanhava pra caramba dos bandidos até que finalmente ele dava a volta por cima e acabava ganhando, esse menino de nome Peter Parker também tinha problemas, namorava uma menina que o Duende Verde seu maior inimigo, acabou matando numa estória clássica, tinha problemas na escola, tinha problemas com dinheiro e tinha que trabalhar, estudar, ser bom menino pra sua tia e ainda por cima tinha que ser meu herói favorito: O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA!, esse era o nome do gibi do Homem-Aranha, que eu tinha todos desde que eles eram publicados pela RGE e depois passou para a Editora Abril.
O seu criador intelectual foi o Stan Lee e o criador da figura foi o desenhista Steve Ditko, que foi apenas um bom desenhista, não era um mestre, só que ele estava no começo de tudo e co-criou alguns dos heróis mais famosos do mundo entre eles estão o Hulk, Homem de Ferro, Dr. Estranho e muitos vilões clássicos como o Duende Verde, Doutror Destinho, Kraven o Caçador etc.
Bom, essa semana eu ví a figura do novo Homem-Aranha, a Marvel Comics que tem os direitos sobre o personagem resolveu fazer umas loucuras, uma delas foi a criação de revistas onde suas estórias acontecem no passado, algumas revistas onde as estórias acontecem no presente e outras revistas onde tudo acontece num futuro que mais parece uma dimensão paralela, outra loucura que eles fizeram foi assassinar o Peter Parker numa dessas revistas! Onde já se viu uma coisa dessas... Mataram meu ídolo e meu herói de infância! No lugar dele vai assumir um menino negro, humilde e pobre de um bairro deficitário de Nova York... Puxa, será que eles estão querendo re-criar a criação e voltar a apelar para a fórmula "emocionar pela dificuldade humana do herói?", bom eu nem sei o que eu penso sobre o assunto, eu só tenho medo deles darem um tiro no pé e assim acabarem com a lenda Homem-Aranha, o maior herói desse planeta, o personagem que tem mais revistas em circulação no mundo e que tem revistas publicadas em todos os idiomas e em todos os continentes, o personagem que mais deu certo e que revolucionou a arte chamada História em quadrinhos... Ainda bem que ele só morreu nessa revista paralela, sinceramente eu espero que eles saibam o que estão fazendo...


21 comentários:

  1. Até nas histórias, os escritores fazem o inusitado com os heróis.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive um herói desses de quadrinhos e eu nem sei dizer o pq. Mas, espero que o seu herói morra só nessa revistinha paralela, até pq pelo pouco q conheço sobre a história do Homem-Aranha, acredito q isso ficaria mto sem graça.

    Agradeço pela visita e comentário no meu blog.
    Fique a vontade para me visitar mais vezes. =)
    Seu blog tb é mto legal, gostei mto da sua forma de escrever!

    Um abraço e uma ótima semana pra vc tb! =)

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe na arte vale tudo, até rajada de metralhadora não atingir ninguém e uma pistolinha matar 20.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sim, WTH foi isso? Como assim matar o Peter Parker? Fala sério, Mansim!!! Por que diabos os autores tem esses surtos? Aaaaah, era só fazer um protesto, assim como aconteceu com o meu querido Conan Doyle. Foi só ele dá cabo do 'Sherlock' no conto O Problema Final que a galera 'caiu matando'. E não é que ele teve que 'ressuscitar o Holmes? Ou poderiam ser menos radicais, assim como a Agatha Christie fez com o capitão Hastings (amigo do Poirot) - casou o personagem e o mandou direto para a Argentina. É... Vamos ver agora no que isso vai dar.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pobre homem aranha, chamem o chapolim colorado, rápido!

    ResponderExcluir
  6. André..tava pensando aqui que eram meus heróis..
    Mas se eu falar vou estar relatando a minha idadersrs
    Ah não tinha herói.. tinha Perdidos nos Espaço, terra de Gigante, por ai..

    Mas uma linda cronica heim moço?
    Parabéns a vc, meu amigo André!!

    Má ( que é boazinha )

    ResponderExcluir
  7. Naumm... eles não podem morrer, se matarem o homem morcego eu perco uma parte lúdica da minha história infantil rs.
    Passa lá tbm
    Bj boa semana ;)

    ResponderExcluir
  8. Rin tin tin, aquele outro cachorro também, do Vigilante Rodoviário, são dois ótimo heróis também.
    Quando criança, não restam dúvidas que todas de alguma maneira possuem seus heróis fictícios.
    Hoje em dia está muito difícil, porque os filmes e desenhos costumam ter uma violência gratuita e absurda, mas enfim, é sempre muito legal eleger heróis.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza irão repensar e ele aparecerá de uma jeito ou outro.Vais poder mostrar ao teu filho(a)...

    Linda semana,abração,chica

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8.8.11

    Olá André Mansim, eu me chamo Iolanda e conheci esse seu blog através de uma amiga que me indicou e desde então eu sou sua seguidora fiel! Eu tenho 55 anos e você sabe que nós da terceira idade não temos muita intimidade com esse mundo dos computadores!
    Só hoje minha neta me ensinou a comentar aqui porque eu não sei o que eu fazia de errado.
    Olha eu fico abismada de uma pessoa assim igual a você, escrever tão bem e ser aqui da minha cidade, vou te falar uma coisa, não existe nenhuma pessoa em nehum jornal aqui de Barretos ou da tv Barretos que escreve tão bem como você, e tambem se a gente for ver direito eu acho que as suas crônicas estão no nivel de grandes jormais e revistas do Brasil!
    Olha, Deus te abençoe e te conserve assim e te abra os caminhos porque não dá pra você ser quase um anônimo com esse talento todo!
    Um beijão e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dedé, tudo bem?
    Matar Peter Park? Nossa! Ousado, não?
    É como eu criar um blog paralelo e matar a Xerife! rsrsrs
    Me parece desespero de marketing!
    rsrsr
    Abração!

    Ah! Obrigada pelo comentário por lá, no post sobre o Phelipe. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Essas publicações malfadas seguem a linha de criação do universo ultimate. Geralmente não são muito boas e nem fazem tanto sucesso. Por isso fica tranquilo q eles não vão conseguir estragar a estorio.
    Homem-Aranha é mesmo o melhor herói da Marvel na minha opnião.
    Abç André

    ResponderExcluir
  13. Olá André,
    Não acredito que seja possível derrubarem seu
    herói (rsrsrs). Afinal, ele já virou uma lenda.
    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Em meio à nossas fantasias quase reais e heróis, fica complicado quando mexem assim com o nosso imaginário...
    Pra mim isso nada mais é que desestruturação de uma história na tentativa (infeliz?) de alterar seu contexto visando novos leitores. Eles deveriam ter cuidado com isso, pois o tiro pode sair pela culatra.
    Até, André!

    ResponderExcluir
  15. Creio que a alteração não vai colar, afinal, ele tem fãs muito fiéis, não acha?
    Andei ausente por uns dias amigo, mas agora estou de volta e já atualizei meu cantinho, passa lá!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi, André, meu querido!
    Penso que , brevemente, eles farão a apresentação de um clone...
    Não será isso? rs...
    Falando seriamente: um super heroi não se mata!
    Deus me livre de, algum dia, saber que mataram a Margarida do Pato Donald... Deus me livre!
    Quando menina eu queria ser a Margarida.
    Naquele tempo, mais feliz, não existia esse conceito de politicamente incorreto, para tudo...
    Adorei o post!
    Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  17. Mansim, ficamos velhos! Explico: em nossa época havia uma coisa de histórias em que uma coisa acontecia e gerava uma consequência. De uns tempos pra cá as revistas se voltaram a cativar nova geração, então sempre vão ser recorrentes mortes/ressurreições consecutivas de heróis assim como megas crises isso, megas crises aquilo, reformulações a torto e a direito até a fórmula ser exaurida. O charme dos anos 1980 ficaram lá mesmo. Abs!

    ResponderExcluir
  18. André, concordíssimo. Já que criaram os heróis, já que nos fizeram amá-los daquele jeitinho, já que assumiram a guarda deles diante de nossa amorosa impotência, que os assumam, que os defendam, que os criadores tomem conta deles como nós tomaríamos se pudéssemos. Grandes poderes não trazem, afinal, grandes responsabilidades? Donos dos heróis somos nós; apenas não temos a guarda. Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  19. Nossa que esquisito o que eles fizeram!!!

    Eu tbm sempre gostei de homem-aranha, principalmente porque ele era um adolescente comum, não fazia o tipo popular e tbm não era já homem feito tipo Batman e Super Homem.

    mas tbm acho que essas mudanças que fizeram nos quadrinhos não vão fazer muito sucesso nao...

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca vi esses personagens como meus heróis,ate pq não lia HQ desse tipo.Aliás,depois desse teu post,vou fazer uma analise de quem foram meus heróis e volto aqui pra te dizer.Vou ter que buscar na minha memoria...ela anda tão esquecida.No momento so lembro de heróis que se transformaram em verdadeiros vilões!
    Boa semana,bjka

    ResponderExcluir
  21. LAMENTÁVEL que isso venha a acontecer! E pior, André, é que já fizeram coisas abomináveis desse tipo com outros heróis também: já mataram o Superman, o ressucitaram nem sei quantas vezes, já aleijaram o Batman, já arrancaram o adamantium do Wolverine, enfim, esses "roteiristas" de hoje, estão BAGUNÇANDO mesmo toda a saga e a imagem dos nossos heróis prediletos.

    E é mesmo uma jogada de marketing (péssima, por sinal) fazer com um outro casa assuma a identidade do Aranha. Estranho mesmo, pra não dizer, triste!

    André, estou lhe mandando a fonte nesse seu email aqui do ig, ok?

    GRANDE ABRAÇO (esperando sua historinha do Fido, será uma honra!!!)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, volte sempre!